Logo

REDUZA A SUA CONTA DE ENERGIA EM ATÉ 95%

FAQ'S

Veja aqui algumas das perguntas frequentes

ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA - DÚVIDAS


+Porque as células solares normalmente são azuis ??
Os módulos solares com células de silício cristalino são normalmente azuis porque esta é a cor com a qual a célula apresenta a melhor eficiência na conversão de energia solar para elétrica. Antes de virarem células solares, as fatias superfinas de silício (chamadas de “wafers”) são na verdade cinza-fosco, a cor natural desse elemento. Em uma das últimas etapas da fabricação da célula solar, ela recebe uma camada antirreflexiva ultrafina (normalmente de nitrato de silício), que a deixa com o tom azul.
+Em dias nublados, o painel solar fotovoltaico gera energia ??
Sim. Os sistemas fotovoltaicos não precisam de um dia de céu limpo com muito sol para operar. Na verdade, mesmo em dias nublados eles produzem energia elétrica, porém numa intensidade menor do que em dias claros. Se o seu sistema está conectado à rede, você irá consumir energia elétrica da rede. Aqueles que não estão conectados à rede possuem um conjunto de baterias que armazenam a energia para utilizar justamente nos períodos em que não há sol.
+Como eu faço à noite, quando não há sol ??
Se o seu sistema está conectado à rede, você irá consumir energia elétrica da rede. Aqueles que não estão conectados à rede possuem um conjunto de baterias que armazenam a energia para utilizar justamente nos períodos em que não há sol.
+Há diferenças entre coletor e painel solar ??
Sim. Enquanto que o painel solar converte a luz do sol em eletricidade (efeito fotovoltaico), o coletor solar converte a luz do sol em calor (efeito térmico) para aquecimento d\'água.

ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA - COMPONENTES


+Painel Solar ??
É um conjunto de células (normalmente fabricadas com o semi-condutor silício) responsáveis pela captação da luz proveniente do sol e a sua transformação direta em eletricidade (efeito fotovoltaico) sem emissão de gases ou ruído. Possuem alta durabilidade com vida útil média em torno de 25 anos. Existem três tipos de painel de acordo com o tipo de célula empregado em sua fabricação: Monocristalino, Policristalino e Amorfo; cada qual com suas peculiaridades, sendo que o do tipo Policristalino é o que apresenta o melhor custo-benefício entre os três tipos.
+Controlador de Carga ??
É o equipamento responsável pelo gerenciamento de recarga prolongando a vida útil das baterias e protegendo-os de carga e descarga em excesso e fora dos limites. Pode suportar operar com todos os tipos de baterias estacionárias (VRLA, CHUMBO-ÁCIDAS, GEL, LÍTIO e etc). Existem dois tipos no mercado: PWM e o MPPT, cada qual com suas peculiaridades, sendo que o do tipo MPPT é o que possui um rendimento de recarga de até 35% melhor do que o PWM; graças ao seu circuito complexo capaz de rastrear e manter o ponto máximo de potência de operação do painel solar, porém é \"bem\" mais caro em relação ao PWM.
+Bateria Estacionária ??
É responsável pelo acúmulo de energia recebida pelo painel solar fotovoltaico e que será utilizado para uso posterior. No seu processo de fabricação, são empregados matérias-primas de qualidade superior em comparação as baterias convencionais automotivas. São indicadas para descargas profundas e lentas (recomendado é utilizar até 80%) e possuem alta durabilidade (média de 4 a 10 anos). Por estes e outros fatores, as baterias estacionárias são mais caras em comparação as baterias automotivas e são apenas encontradas em empresas especializadas em projetos que empregam este tipo de bateria. O mau dimensionamento do projeto, cabeamento elétrica ineficiente ou utilização com outros tipos de baterias, podem inutilizar de uma vez as mesmas fazendo com que, além de perder dinheiro, perderá a sua garantia de fábrica (facilmente constatados pelo mesmo).
+Inversor de Potência ??
Em construção...

ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA - PRÓS E CONTRAS


+Vantagens ??
a) Não emite ruído ou gases; b) Fonte renovável e inesgotável (SOL); c) Manutenção baixa e fácil; d) Ecológica (SUSTENTÁVEL); e) Valorização Comercial; f) Interação Total Ambiental; g) Alta Durabilidade (25 anos).
+Desvantagens ??
a) Não gera energia à noite; b) Investimento Alto; c) Demanda Baixa.